segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Só para recordar!

O que é a História?

«s. f.,
estudo e narração sistemática do passado, dos factos (sociais, económicos, políticos, intelectuais, etc. ) considerados significativos;
ciência, ramo do saber que regista, explica e transmite o conhecimento sobre o passado;
o curso dos acontecimentos e dos factos históricos;
a evolução da humanidade;
estudo científico de uma evolução;
estudo das origens ou progressos de uma arte ou ciência;
o passado (do Homem, da Terra, de um indivíduo, de uma instituição, etc.);
»
in Dicionário da Língua Portuguesa On-Line, Priberam

Esta pequena introdução surgiu só para reforçar a ideia que valter hugo mãe quis transmitir no seu recente texto – em forma de lembrete – «O Mito de Che Guevara».

É curioso observar as manifestações dos fervorosos pacifistas antiglobalização. De cara tapada, carregam garrafas de gasolina, arrolhadas por pequenos rastilhos de pano humedecidos no líquido que ela contém. Vestem roupa de marca, made-in-countries-which-exploit-child-labor, bem disfarçada de humilde, é a tendência streetwear. Símbolos da paz, “A’s” fechados em círculos, foices e martelos e Che… Sempre Che, de estrela no frontispício da sua boina. O Ernesto argentino, amigo de Fidel o cubano, armado aos cucos de Simão Bolívar. Mataram-no! Ai o pobre desgraçado! Ladrão que rouba ladrão…
Vejo-os em Davos, como os vi em Seattle ou em Génova. Ferem polícias pela paz! Oferecem-se como alvos para defender o Iraque de Saddam! Vestem Guevara pela pacificação do mundo…
Por que motivo não usam t-shirts estampadas com a figura que irradia bonomia, da paz no seu tempo, chamada Neville Chamberlain, ou então, do resoluto Édouard Daladier!?
Por que razão não substituem as mofentas t-shirts de Che pela estampa do pacifista-mor do nossa república, investido das funções de MNE, Freitas do Amaral?

Q.E.D.

Sem comentários: