terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Melhor Filme Estrangeiro – Óscares

Imagem do filme Aquele Querido Mês de Agosto, de Miguel Gomes

Foram hoje anunciados, pela Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas de Hollywood, os nove dos sessenta e cinco filmes a concurso que passaram a integrar a lista de semifinalistas candidatos ao Óscar para Melhor Filme Estrangeiro, de onde sairão, no próximo dia 22 de Janeiro, os cinco nomeados para a sessão de entrega das estatuetas douradas, a realizar no Kodak Theatre no dia 22 de Fevereiro (23 de Fevereiro, à 1 da manhã, hora de Lisboa).
Uma vez mais Portugal ficou de fora. No passado dia 30 de Setembro, a comissão de selecção do ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual) elegeu o filme de Miguel Gomes, Aquele Querido Mês de Agosto, como concorrente português à categoria de “Melhor Filme Estrangeiro” na 81.ª edição de entrega dos Óscares da Academia.

Sem mais delongas, eis a lista dos nove filmes semifinalistas (por ordem alfabética do título em português, se existir, ou título original):

  • Arráncame la vida, de Roberto Sneider – México (Tear This Heart Out);
  • Ce qu’il faut pour vivre, de Benoît Pilon – Canadá (The Necessities of Life);
  • Der Baader Meinhof Komplex, de Uli Edel – Alemanha (The Baader Meinhof Complex);
  • Maria Larssons eviga ögonblick, de Jan Troell – Suécia (Everlasting Moments);
  • Okuribito, de Yojiro Takita – Japão (Departures);
  • Revanche, de Gotz Spielmann – Áustria;
  • Os Três Macacos, de Nuri Bilge Ceylan – Turquia (Üç maymun / Three Monkeys);
  • A Turma, de Laurent Cantet – França (Entre les murs / The Class);
  • A Valsa com Bashir, de Ari Folman – Israel (Vals Im Bashir / Waltz with Bashir).

Notas:

  • Três dos nove filmes já estrearam em Portugal, e o representante alemão, Der Baader Meinhof Komplex, estreará, em princípio, no próximo dia 29 de Janeiro.
  • Surpresa na exclusão do supernomeado Gomorra, filme italiano realizado por Matteo Garrone, baseado no livro homónimo escrito pelo temerário jornalista Roberto Saviano. Terá sido uma incauta, e bem latina, prova de vida do aparentemente estilhaçado submundo italo-americano, que outrora, como bem sabemos, se encontrava bem infiltrado no show business norte-americano?

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