domingo, 11 de junho de 2006

Portugal dos pequeninos

João Gonçalves está de parabéns. O seu blogue – referência incontornável da blogosfera portuguesa – cumpre hoje 3 anos de existência.
O amor pelas artes e pelas letras, a sua fé inabalável que se corporiza nesse constante desassossego perante um país que se degrada, cuja população deambula apenas motivada pelo tão humano instinto de sobrevivência, fazem do João um dos melhores entre os melhores.
Lê-lo é um prazer pelo equilíbrio e a ponderação demonstradas, afastando-se do normal estilo exultado desta lusa blogosfera. O seu estilo é pura maviosidade, porém o João é acutilante e arguto, mesmo quando se encontra em pleno campo de batalha, como no caso em que manifestou o seu apoio à candidatura do actual Presidente da República. Tendo sido o grande mentor do sublime Pulo do Lobo, nunca perdeu a compostura perante os ferozes ataques que lhe eram lançados, revelando-se, isso sim, persistente, consistente e eloquente nos argumentos esgrimidos.
Admirador de Roth e de Auster, wagneriano convicto, João é já um ícone deste pequeno mundo que se faz em instruções HTML de catarse e de expiação, de louvor e de revolta, de companheirismo e de recusa.
Um grande abraço, deste seu, nem sempre aquiescente, admirador incondicional.

André Moura e Cunha

Sem comentários: