sábado, 3 de junho de 2006

Banville

Segundo o suplemento Mil Folhas do jornal Público de hoje, a obra «O Mar» do escritor irlandês John Banville já estará no prelo e será editada pela Asa.
Banville arrecadou o
The Man Booker Prize for Fiction de 2005 com este livro, «The Sea», vencendo obras como o fabuloso romance «A Acidental» de Ali Smith (Bico de Pena, 2006) e o hino à literatura de ficção «Nunca Me Deixes» de Kazuo Ishiguro (Gradiva, 2005). De notar que entre os finalistas estavam, para além de Ali Smith e de Ishiguro, escritores como Zadie Smith (On Beauty) – por curiosidade, considerada pela revista norte-americana Time, em Maio deste ano, como a única personalidade inglesa entre 100 que vêm ajudando a transformar o mundo em diversas áreas –, Julian Barnes (Arthur & George) e Sebastian Barry (A Long Long Way).
De igual modo ficaram de fora na 1.ª eliminatória nomes como Ian McEwan com a obra «Sábado» (Gradiva, 2005) e Salman Rushdie com «Shalimar, o palhaço» (Dom Quixote, 2006).
Curiosamente, hoje completam-se 365 dias após a publicação de «O Mar» em Inglaterra (ver coluna do lado direito: Ritmo Editorial Português).

Sem comentários: