terça-feira, 20 de junho de 2006

Minguante

Ontem uma agitada insónia deixou-me – qual Malcolm McDowell a assimilar de grampos fixos nas pálpebras a nauseante violência – de olhos doridos, sem veia criativa – se é que alguma vez pulsou –, e imagine-se sem pachorra para ler os livros que recentemente havia encetado. Estou seguro de que a culpa é do João que me contagiou com as suas insónias.
Indolentemente estendido no meu sofá, de corpo alquebrado e de cabeça fervilhante, deixei-me ficar pela
SIC-Notícias e assisti a esta sucessão curiosa entremeada por noticiários repetitivos: uma reportagem francesa sobre a eutanásia; notícias; O Dia Seguinte e mundial e Scolari, Caravaggio – a Senhora de –, e o inefável Dias Ferreira a defender até ao absurdo Luiz Felipe, chegando a afirmar que o estágio em Évora – com temperaturas que rondaram os 40 ºC – foi premeditado, uma vez que o devoto caravaggiano anteviu as temperaturas anormalmente altas para a Alemanha com mais de um mês de antecedência, nem os Monty Python me fariam rir tanto àquela hora da madrugada; notícias; finalmente aquele pindérico programa – em repetição – O Eixo do Mal, onde a inefável Clara “O2” Ferreira Alves discorreu sobre a indizível quantidade de escritores em Portugal e a voracidade publicadora das editoras que chega ao livro a cada duas horas – parecia o Arcebispo de Braga da moral da diligência editorial.

Insónia à parte, é em parte de
Insónia que quero falar. E como algumas das minhas letradas referências na blogosfera acabaram de lançar um nova publicação literária, há que forçosamente dar a notícia. Assim, congratulo-me por pessoas que leio frequentemente terem ousado publicar uma revista chamada Minguante, que se define «como uma revista de micro-narrativas», na qual «textos com mais de 200 palavras não serão considerados», desafiando os interessados a participar nesse projecto comum.
Assim, aqui ficam os meus Parabéns e votos das maiores felicidades aos editores
Henrique Fialho, Fernando Gomes e Luís Ene – de quem ainda não conhecia o blogue –, à Margarida Delgado pelo excelente grafismo, aos restantes insones participantes, ao Miguel Cardina, ao Rui Manuel Amaral, e a toda a equipa que delineou e construiu esta publicação bimestral ou apenas participou escrevendo.

Sem comentários: