segunda-feira, 3 de março de 2008

Médium Coupland

[A Patricia Arquette que se cuide…]

Eram simples perguntas vadias que de súbito se transformaram numa sessão espírita, com chás servidos em elevadores com mesas pé de galo.

Dwight Garner, um dos colaboradores do blogue literário
Paper Cuts do The New York Times, perguntou ao autor canadiano Douglas Coupland (n. 1961), o pai da Geração X, a propósito do lançamento do seu novo romance sugestivamente descartável (pelo título) The Gum Thief – fez-me lembrar a outra, que se acha o máximo, com os Sapatos de Rebuçado:

«Quais são os autores cujos livros são normalmente seus vizinhos nas prateleiras das livrarias?»
Ao que Coupland respondeu:
«Do lado esquerdo está uma escritora chamada Catherine Cookson (que provavelmente sabe tanto de mim como eu dela). No lado direito desconheço. Um dia Ms. Cookson e eu ficaremos presos num elevador na Barnes & Nobel da Union Square – e depois iremos beber uns copos e rir acerca disto – e talvez pregar uma partida pelo telefone à misteriosa personagem do lado direito.» [tradução livre: AMC]

Que, proponho eu, bem poderia ser o defunto Noël Coward, que, assim, juntando-se o útil ao agradável, até compartilharia – ou compartilhava? – as suas preferências sexuais, os seus contos e peças de teatro, interpretando marotamente pelo telefone “A Canção do Pénis” dos Monty Python.
No entanto, existe de facto um problema, não só a prolífica e popularucha escritora inglesa Catherine Cookson morreu em 1998, como também Coward, o por mim aventando como hipótese de vizinhança de prateleira, morreu em 1973 na Jamaica, e ambas as mortes deram-se por complicações cardíacas, e estivessem vivos teriam as enérgicas idades, próprias para as atrevidotas brincadeiras couplandianas, de 101 e 107 anos, respectivamente.

Bem, juntar-se-iam os três a Eric Idle nesta exibição (sabendo que ambos os mancebos haveriam decerto preferido juntar-se à diversão musical a que se entregaram Pitt e Ed Norton no intervalo das gravações de Fight Club de Fincher):


Sem comentários: