quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Tranquilidade (“10+” de 2009)

Desde o passado dia 19, por volta das 14 horas, este blogue tem vindo a revelar, por ordem perfeitamente aleatória, os 10 melhores álbuns (de originais) musicais de 2009.
“Fireweed”
Patrick Watson Wooden Arms (Secret City)
Patrick Watson (n.1979), californiano por acaso, quebequense pelo sangue, é o dono de uma voz extasiante que se disseminou pelo meu mundo melómano por via secundária. De facto, fiquei a conhecer Watson pela sua inolvidável participação no álbum de 2007, Ma Fleur, dos The Cinematic Orchestra. E quem não conhece a viciante música, “To Build A Home”, criada pelo maravilhoso bando de artífices musicais comandados pelo britânico Jason Swinscoe? Foi pelos Cinematic que cheguei a Watson, e que fiquei a saber que Patrick Watson é uma espécie de vagabundo no mundo da música, ajuntando-se com vários autores de renome internacional, mas também é o nome do quarteto musical que ele lidera e que este ano lançou o seu terceiro álbum: Wooden Arms. Tranquilidade. Sigo os conselhos de Paulo Bento, e relaxo perante este ansiolítico, de olhos fechados, imaginando que, deitado numa espreguiçadeira numa varanda que se impõe sobre os socalcos, com o som baixo do leitor de CD, a leve e amena brisa das noites de Setembro do Douro, onde o cheiro da uva em fermentação se mistura com o da esteva, me afaga o rosto e a mão que segura o cálice de Porto tão velho como os anos que levo à superfície desta loucura terrena. Wooden Arms é irrepreensível de princípio ao fim. Qual Rufus, qual quê! Apenas o trágica e tristemente desaparecido Buckley, talvez. “Fireweed”, é simplesmente mágica – 1.ª música do álbum, apenas o 3.º single a ser-lhe extraído. Para ver e ouvir com atenção.
Notas:
  1. No dia 29 de Dezembro será divulgada a lista dos “Dez Melhores”, organizada por ordem de preferência;
  2. No passado dia 19, todos os álbuns nomeados ficaram agendados no Blogger para publicação, logo sem hipótese de ajustamento por influências externas, para surgirem na hora determinada (por voltas das 14 horas) em cada dia.