quarta-feira, 5 de julho de 2006

Défice Excessivo, Euro e o Mundial de Futebol

Neste momento, dos 12 países pertencentes à União Europeia que são objecto do denominado procedimento relativo aos défices excessivos, metade é composta por antigos Estados-membros, ou seja, são países que já pertenciam à União Europeia antes do último alargamento – de 15 para 25 membros.
Dos antigos membros, cinco pertencem à Zona Euro: Alemanha, França, Itália, Portugal e Grécia.
Tendo em conta que a Grécia é o país que actualmente detém o título de Campeão Europeu de Futebol – conquistado em Portugal em 2004 –, e que os restantes quatro poderão ser considerados como os melhores do mundo, visto que se apuraram para as meias-finais do Mundial de Futebol de 2006 na Alemanha, podemos encontrar uma forte correlação positiva entre o défice excessivo apresentado pelos países da Eurolândia e a respectiva performance das suas selecções nacionais de futebol de seniores.
Mais, o modelo demonstra à saciedade que, com a Grécia (4,5% do PIB em 2005, porém 6,1% do PIB em 2004) detentora do título europeu, os mais fortes candidatos ao título mundial são a Itália (3,6% do PIB em 2005) e Portugal (4,9% do PIB em 2005), cabendo a decisão final à performance do indicador no corrente ano.
Por outro lado, Portugal, e de acordo com este oráculo, vencerá mais logo a França, tal como venceu a Inglaterra que, pela primeira vez, foi alvo de um procedimento relativo aos défice excessivo apresentado em 2005 (3,2% do PIB).

Nota de desresponsabilização: qualquer semelhança com um modelo existente é pura coincidência. Todavia, dado o actual estado da investigação científica académica, mais concretamente nas áreas de Economia e de Gestão – que com um modelo econométrico ininteligível e simultaneamente implausível, contudo estatisticamente determinado com baixa probabilidade de cometimento de erros (Tipos I e II), se alcançam os graus académicos de Doutor e/ou de Mestre – não me espantaria que, na realidade, o modelo já existisse, havendo sido apreciado e classificado com louvor e distinção.

1 comentário:

Anónimo disse...

Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
128mb videoguard