segunda-feira, 3 de julho de 2006

Auster em BD

Bendita seja a editora portuense Asa que, com alguma parcimónia é certo, vai completando no nosso mercado a extensa bibliografia do escritor norte-americano Paul Auster – primeira pista dada aqui com um excerto da edição Comics americana.
A Trilogia de Nova Iorque, publicada pela primeira vez em 1987 nos Estados Unidos, foi a primeira grande obra de ficção de Auster, apesar de as suas duas histórias iniciais – “Cidade de Vidro” e “Fantasmas” – haverem sido editadas em separado – respectivamente, em 1985 e 1986 –, ao que se juntou “O Quarto Fechado” em 1987.
Em 1994, a obra Cidade de Vidro foi republicada sob a forma de banda desenhada por Paul Karasik e David Mazzuchelli. Karasik foi discípulo do grande criador de Comics Art Spiegelman – fundador da revista Raw e galardoado com o Pulitzer (Special Award) em 1992 pelo seu trabalho “Maus” –, o qual, de forma veemente, incentivou Karasik a adaptar para BD a obra de Auster, tendo inclusivamente escrito o prefácio da edição americana.
O trabalho de Karasik e Mazzuchelli foi considerado como 45.º entre o
Top 100 English-Language Comics of the Century, elaborado em Março de 1999 (n.º 210) pela prestigiada revista norte-americana Comics Journal.

«Foi uma chamada para o número errado que despoletou tudo, o telefone a tocar três vezes no silêncio da noite, e a voz do outro lado da linha a perguntar por alguém que não era ele.»

2 comentários:

Anónimo disse...

http://bookweb.kinokuniya.co.jp/bimgdata/FC0312423608.JPG

Anónimo disse...

Realmente, para ficar a par de tudo sobre o Auster, basta vir aqui visitá-lo.