quarta-feira, 24 de maio de 2006

Rushdie e Gonçalo M. Tavares

Salman Rushdie - Shalimar, O PalhaçoTal como aqui havia anunciado, foi finalmente editado em Portugal o último livro do escritor hindu britânico Salman Rushdie, «Shalimar, O Palhaço», Dom Quixote, 480 pp. (Shalimar The Clown, 2005). O livro já se encontra disponível nas livrarias.
Rushdie aborda o cenário de medo e de desconfiança da sociedade contemporânea – apesar da acção decorrer no ano de 1993 –, contando a história de um muçulmano – conhecido por Shalimar, o palhaço – que mata o seu patrão, homem influente e com fortes ligações aos meandros da política externa norte-americana.
O móbil do crime é aparentemente turvado pelas relações tensas e conflituosas entre os Estados Unidos e o mundo árabe. Para mais não revelar, fica a pergunta: tratar-se-á de um crime com motivações político-religiosas?

Gonçalo M. Tavares, a par de Frederico Lourenço um dos mais prolíficos escritores portugueses da nova geração, surge no mercado com o seu novo livro, editado pela Caminho, «Água, Cão, Cavalo, Cabeça» (104 pp.)
Eis um excerto publicado pela editora:

«Três cabides: um para pendurar o casaco, outro para pendurar uma corda já com o nó de enforcado. Outro cabide ainda: o chapéu.
Não podes ter o conhecimento integral das coisas.
Fumei um cigarro, uma t-shirt branca, a barba por fazer. Atravesso a rua já encasacado. Frio brutal. Pessoas de um lado para o outro a fazerem compras e no meio do passeio um rapaz de tronco nu, no meio deste frio brutal, de joelhos, com o tronco esticado e a cabeça baixa e a mão igual a um cabide, dirigida para a frente e para cima, aberta, a pedir.
»

Boas Leituras!

Nota: hoje inaugurou-se a 76.ª Feira do Livro do Porto, que decorrerá até 11 de Junho no Pavilhão Rosa Mota (Palácio de Cristal). Merece-me apenas um forte suspiro: coitada da minha pobre carteira!

Sem comentários: