domingo, 20 de dezembro de 2009

Uns atormentados de Harvard (“10+” de 2009)

Desde o passado dia 19, por volta das 14 horas, este blogue tem vindo a revelar, por ordem perfeitamente aleatória, os 10 melhores álbuns (de originais) musicais de 2009.




“She Loves Everybody”
Chester French – Love the Future (Star Trak)
Em 2003 dois caloiros de Harvard juntaram os seus dotes musicais, e nos estúdios da universidade foram gravando algumas músicas dispersas que, num ápice, se tornaram sucessos, catapultando o dueto para as capas das revistas da especialidade. Em 2009, lançam o seu primeiro álbum, disputado por algumas editoras. A partir de então, o dueto desmultiplicou-se em entrevistas, e correram o país fazendo as primeiras partes de espectáculos de bandas já estabelecidas e bem conhecidas no mercado, como é o caso dos Blink 182. A música dos Chester French – nome do escultor responsável por obras bem conhecidas como o Lincoln Memorial em Washington D.C. ou memorial a John Harvard, hoje colocado no Harvard Yard na porta do University Hall –, é difícil de catalogar, apesar da sonoridade distintamente pop da sua canção mais famosa (e que figura no vídeo que acompanha este texto), está entre o country, os sons jazzísticos, o hip-hop e a música electrónica. Não é um álbum de fácil digestão, nem verdadeiramente homogéneo. Curiosamente, o disco abre com uma calma e curta melodia – “Introduction” – cantada num português arrevesado “Sou, eu sou atormentado…” Vamos a ver o que o futuro lhes reserva: se a bonança ou a tormenta.
Notas:
  1. No dia 29 de Dezembro será divulgada a lista dos “Dez Melhores”, organizada por ordem de preferência;
  2. No passado dia 19, todos os álbuns nomeados ficaram agendados no Blogger para publicação, logo sem hipótese de ajustamento por influências externas, para surgirem na hora determinada (por voltas das 14 horas) em cada dia.