sexta-feira, 6 de junho de 2008

Apreciação literária

Regressa a listagem presente nos meus anteriores blogues que inclui a minha apreciação literária sobre livros editados e publicados no mercado editorial português durante o corrente ano.
Relembro que a classificação é simultaneamente quantitativa, de 1 a 5 estrelas, e qualitativa, de “Mau” a “Muito Bom”, reservando-se uma classificação excepcional de 6 estrelas para as inultrapassáveis obras-primas que felizmente passaram (ou passarão) pelos meus olhos.
Por manifesta falta de tempo, a maioria dos livros apontados na referida lista não terá a correspondente “nota de prova” – se digo recensão ainda me passam com o rolo compressor por cima –, ao contrário das edições de 2006 e de 2007, onde cerca de 90% dos livros classificados eram acompanhados de uma nota, de extensão assaz variável, explicativa para tal qualificação, com a respectiva ligação ao texto.

Finalmente, convém reforçar os seguintes pontos:

  • a selecção e a leitura dos livros seguem, tão-só e somente, o meu gosto pessoal, sem imposições que não sejam as minhas preferências estético-literárias;
  • nem todos os livros de 2008 que tive a oportunidade de ler figurarão na referida listagem: tal como em anos anteriores, reservo-me ao direito de ocultar alguns: só serão aqui reveladas algumas das obras com 1 (Mau) ou 2 estrelas (Medíocre), aquelas que pelo engodo panfletário/editorial merecem que se divulgue a mediocridade que se esconde entre a capa e a contracapa;
  • todos os livros referidos foram efectivamente pagos, na maioria da vezes por mim, usando para o efeito os meus limitadíssimos recursos financeiros, ou por quem, conhecendo os meus gostos literários, teve a feliz ideia de os oferecer como prova da sua pura e simples amizade;
  • em suma, move-me o amor pela literatura e jamais (palavra perigosa d.L.*) por qualquer espécie de interesse comercial.

A respectiva lista figurará na coluna do lado esquerdo deste blogue até ao balanço final que espero poder vir a efectuar nos primeiros dias de 2009.

Nota: *d.L. - depois de Lino.

Sem comentários: