sábado, 17 de dezembro de 2005

Um simples aperto de mão

A maratona de debates televisivos em dueto aproxima-se, inexoravelmente, do fim. Para o final reservou-se o mais aguardado: Soares vs. Cavaco.
Prevê-se mais um momento de preocupante comédia para esse duelo. Pressagio as gordas do day after: "Jerónimo, Louçã e Alegre apelarão à desistência de Soares a favor das suas candidaturas", dada a fortíssima correlação positiva, apresentada pelo provecto candidato, entre o nível de despautérios e o número de debates participados. Logo, estima-se que, com um nível de significância de 1%, o valor da variável arenga/disparate/dislate se situe nos 1,31 a cada 60 segundos no seu último confronto.
Para robustecer esta teoria, recupera-se apenas um momento de Soares, ocorrido no debate transmitido ontem pela SIC:
Apertou a mão a Nicolae Ceausescu, mas recusou-se a cumprimentar Augusto Pinochet.
Semelhanças entre os dois: ditadores e sanguinários, acusados de crimes contra a humanidade e de aniquilação dos direitos humanos e da liberdade de expressão.
Diferenças entre os dois: o primeiro era um simples defensor da esquerda moderna e revolucionária, apenas com alguns percalços; o segundo era um déspota reaccionário, de direita (logo fascista), quiçá um salazarento (ah, como eu adoro esta expressão!) inveterado.
O povo clama: Bravo! Mais! Mais! Mais!
Isto tudo só merece da minha parte a aposição de dois singelos comentários: (1) Como o FJV não se cansa de comentar no seu Blogue: Ai se fosse o Cavaco! (2) Com tantas alarvidades, Cavaco nem precisa de falar!

Sem comentários: